Sousplat (ou showplate): quando e como devo utilizar?

mesa posta

Para falar desta peça, devemos falar de mise en place.

Mise en place é a prática de selecionar as peças e utensílios de acordo com o menu, seguida da organização e disposição correta dos mesmos sobre a mesa.

Sabe quando nos deparamos com uma mesa repleta de talheres e não sabemos por onde começar? O mise en place organiza cada um deles de maneira que utilizemos em uma ordem lógica e prática, sem confusões.

E por que estamos falando em mise en place? Porque o sousplat, quando utilizado, é o primeiro prato a ser colocado sobre a mesa. Afinal, ele é o prato que fica na base, sob os demais pratos da refeição.

Ele é maior, geralmente de louça e, na troca de pratos, evita que a mesa fique vazia, mantendo-a decorada.

Indispensável em jantares formais, pode ser utilizado em reuniões mais despojadas. Afinal, agrega à estética da refeição. Claro: desde que harmonize com a proposta decorativa da mesa e da festa.

Entretanto, é dispensável em eventos com finger food, deverá ser trocado caso suje ao longo da refeição e retirado quando a sobremesa for servida.

Caso não compense investir em uma louça, o sousplat de papel é uma alternativa econômica, elegante, de qualidade e sustentável, já que pode ser reciclado.

Sempre que desejar tornar um jantar mais requintado, não hesite em adicionar um sousplat à sua mesa.